EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


A FORÇA E O SABOR DE UMA SIMPLES ANDORINHA

Por Ivelise Buarque

O ditado popular prega que uma Andorinha só, não faz verão, mas a marca de Azeite vem mostrando há 87 anos a força deste singelo passarinho migratório, que agrega valor ao produto através da sua simpática personagem Dorinha, ganhando destaque na comunicação da família portuguesa Sovena no Brasil. Sendo uma das empresas mais premiadas no Brasil, lançou recentemente campanha institucional com o mote “Andorinha, suave para ir bem com tudo”, criada pela NBS, com proposta diferenciada para esta categoria de produto: o uso no dia a dia em diversos pratos que vão além dos especiais e das saladas. O plano de mídia envolveu rede nacional e canais de TV a cabo, mostrando uma nova etapa nos investimentos de marketing da portuguesa Sovena, detentora da marca. “A campanha institucional com o mote ‘Andorinha suave para ir bem com tudo’ é o foco da comunicação atual da marca. Estamos inovando mais uma vez na comunicação com o público. Essa tem sido a nossa marca registrada”, diz Loara Costa, gerente de Marketing da Sovena para o Brasil.

O filme foca o uso do produto em receitas simples do dia a dia do brasileiro, destacando antes de tudo sua importância para o preparo ou finalização e ressaltar o sabor dos pratos como na salada, massas, carnes e até em doces como o tradicional brigadeiro. Mas, a investida ainda manteve ações contínuas nas mídias impressas de alta circulação, merchandisings e redes sociais, além de ações nos pontos de venda. “Andorinha busca se conectar com seus consumidores no maior número de pontos de contato possível. Com um forte plano 360º, a marca está presente nos principais períodos do ano para a categoria com mídia de massa, samplings, parcerias com estabelecimentos de food service, forte presença nos pontos de venda, ativações com brindes etc”, comenta Loara.

O Azeite Andorinha, desde 1927, é produzido em Portugal, local em que a cultura das oliveiras vem do século XIII e que hoje é uma importante economia deste país. “Em 1927, em um vilarejo pertencente à cidade de Abrantes, Portugal, a família Simão lança a marca Andorinha, cujo logo traz registrado Simão & Cia - Comércio e Industria S.A. Criada para suprir mercados internacionais com forte presença de imigrantes portugueses, fez do Brasil seu principal país de comercialização”, destaca Costa, que lembra que, em 2004, o Sovena, o maior grupo de azeites e óleos do mundo, adquiriu a marca Andorinha.

A tradicional marca portuguesa manteve por muitas décadas a sua primeira embalagem, de azeite, uma latinha vermelha, que foi desenvolvida para suprir os mercados internacionais, e depois da década de 80 o produto ganhou sua versão em garrafa de vidro que foi reformulada dez anos depois para uma nova versão, com novo rótulo. E aos 70 anos de presença no mercado, em 2004, adquiriu versão mais moderna com uma apresentação física e visual diferenciada para marcar esta conquista. Foi nesta época que o grupo Sovena comprou marca presente em três continentes e que comercializa sua produção para mais de 70 países, dedicado à produção e comercialização de azeites e óleos vegetais.

No ano seguinte, a empresa introduziu no mercado o Andorinha Vintage (feito com azeitonas colhidas à mão), lançado em edição limitada de apenas 49.900 garrafas, que conquistou rapidamente a reputação de melhor azeite produzido pela marca em toda sua história. E logo após 2007, os produtos da marca ganharam nova roupagem e visual, como a versão em latas que passou a contar com bicos dosadores com cores diferentes de acordo com o tipo de azeite. Já em
2008 a família cresceu com o lançamento exclusivo no Brasil do Andorinha Citrus, um azeite que combina a melhor seleção de azeitonas portuguesas com o limão genuinamente brasileiro. E, em 2009, as garrafas de vidro da marca ganharam visual mais sofisticado e o exclusivo bico dosador “Vai-e-Vem”. 

“Temos atualmente 13 SKUs (Stock Keeping Unit) – Unidade de Manutenção de Estoque, em linha, que se diversificam entre si por tipo e gramatura. Os tipos de azeite da linha são: Azeite de Oliva, Extra Virgem, Seleção, Orgânico, Vintage e o Spray. O carro chefe da marca é o Extra Virgem”, destaca a gerente de marketing da Sovena para o Brasil.

Uma expansão que é reflexo da realidade do mercado, a atração por um produto variado e versátil que envolve grande consumo na Europa ou no Brasil. “Em relação ao consumo, os europeus (até mesmo por serem produtores) consomem mais. O consumo per capita/ano de azeite na Grécia é
de 20 litros ao ano. Espanha 12 litros, Portugal 7 litros. No Brasil o consumo per capita tem crescido exponencialmente, mas ainda é pequeno se comparado com o europeu (cerca de 300ml)”, diz Costa, que ressalta que o Sudeste se destaca com cerca de 70% das vendas do mercado de azeites, sendo o RJ e SP as maiores praças em consumo. E neste caso, ocupa a segunda posição no ranking de azeites. Já no mundo, a Sovena é o maior grupo do setor, o maior fornecedor de marcas de distribuição de azeite, o maior embalador de azeite na Península Ibérica e EUA e o 1º exportador espanhol de azeite, segundo ela.

NOVOS CONSUMIDORES
Assim, o produto se aproxima cada vez mais do público e busca atrair novos consumidores para a categoria e para a marca, com expectativa positiva de crescimento. E as estratégias para atingir essas metas são amplas e vem sendo desenvolvidas em larga escala desde 2012, quando dobrou os investimentos nos pontos de venda e iniciaram a distribuição de novas gargalheiras e papéis de forração em todos os supermercados do país, com a personagem
como a estrela da campanha. “Trabalhamos com foco em inovação e presença, ou seja, sempre buscamos nos adaptar às necessidades do consumidor e suas tendências de consumo, através de inovações relevantes e disruptivas para a categoria (como o Spray e o inovador bico dosador dos produtos).

Sobre a presença, buscamos a máxima excelência de execução nos pontos de venda, de modo a garantir o ideal sortimento de produtos no maior número de lojas, garantindo assim fácil acesso da marca aos nossos consumidores”, comenta.

A Andorinha deu continuidade nas ações com a integração do seu mix no cardápio saudável do PicNic Delivery, que trouxe a São Paulo o conceito grab and go (comida pronta para levar para casa) alinhado aos produtos lusita- naturais, e lusitanos em restaurantes conceituados do país, comandados por nomes reconhecidos na gastronomia brasileira como o Brasil a Gosto com a chef Ana Luiza Trajano, juntamente com o chef português Vitor Sobral - consultor de azeites da marca Andorinha no Brasil. E ainda retomou antigas estratégias como vinculação da sua imagem ao programa matinal Mais Você, da TV Globo, para contar novidades aos telespectadores. E também investiu em uma série de parcerias para conquistar novos paladares e essas apostas envolveram a TAP Portugal, que forneceu aos passageiros uma versão especial do azeite; e a All Light Gourmet, serviço de consultoria em alimentação saudável que entrega marmitinhas leves e frescas diariamente aos clientes.

“A campanha institucional com o mote ‘Andorinha - suave para ir bem com tudo’ é o foco da comunicação atual da marca. A marca investe em parcerias estratégicas com chefs renomados (Vitor Sobral, Rodrigo Oliveira, Isaac Azar) e importantes casas (Pizza Braz, Lanchonete da Cidade, 1900 Pizzeria, Pirajá, Pizza Hut, All Light Gourmet etc). Atua também de maneira constante na
mídia através de anúncios nas principais revistas, campanhas nos principais canais e programas de
TV, além de forte atuação no PDV e conscientização sobre os benefícios do consumo diário do azeite. Em relação às mídias sociais, a fanpage da Andorinha Dorinha, personagem da marca, é uma das mais curtidas nesse segmento e de maior engajamento, sempre trazendo novidades, receitas e curiosidades sobre o uso do azeite”, enfatiza Loara, que ressalta que todo o trabalho é desenvolvido pela agência NBS, enquanto a assessoria de imprensa paulista Holofotes se responsabiliza pela comunicação espontânea.


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