EDIÇÃO Nº 160 - ANO XIV | JULHO / 2013


SR. PÉ A PASSOS LARGOS

Rede de podologia pernambucana está prestes a completar seu aniversário de quatorze anos expandindo os negócios para Paraíba e Alagoas

Por Matheus Torreão

Começou como uma distração. Depois de advogar por anos, devido a questões de saúde, Flávia Sarmento teve a ideia de procurar uma franquia para investir. No ano 2000, em
um modesto centro comercial em Recife, a clínica Sr. Pé inaugurou sua primeira unidade. Treze anos depois, expandiria suas filiais para os três principais shoppings da cidade do Recife: Shopping Recife, o Shopping Tacaruna e o Shopping Plaza. Hoje, a rede já conta com mais de trinta profissionais e no final deste ano expande sua atuação abrindo duas novas clínicas em João Pessoa e Maceió.

“A ideia de abrir a clínica surgiu quando fui acometida de uma doença auto-imune e precisei fazer dois transplantes de córnea. E para passar o tempo abri a primeira clinica”, conta Flávia. Dois anos depois seria convidada para entrar no Plaza Shopping e, nos dois anos seguintes, no Shopping Recife. “O que era um mero passatempo virou um grande negócio”,comemora. Atualmente as clínicas Sr. Pé oferecem serviços de podologia, manicure e pedicure, drenagem linfática, shiatsu, massagem expressa e o exclusivo tratamento de reflexologia podal. São, ao total, 35 funcionários entre podólogas, calistas, manicures, fisioterapeutas dermato funcionais, entre outras especialistas. “Atualmente, o nosso carro chefe é o tratamento básico: corte de unhas, calos e calosidades, uma breve massagem e hidratação profunda dos pés”, informa Flávia. Tudo isto, frisou, seguindo os padrões da Anvisa de esterilização hospitalar.

A advogada fez o curso de podologia para melhor gerenciar as lojas e, já em 2005, foi convidada para lecionar no curso de estética da faculdade Universo. Quando ainda não existia o curso de podologia em Pernambuco, a própria empresária trouxe profissionais do Senac do Rio de Janeiro para capacitar seus empregados. Agora, Flávia conta com o apoio dos dois filhos - Luís Henrique Sarmento, mestre em fisioterapia, e Gilberto Sarmento, recém formado em Direito – na administração da empresa. E é a própria família que planeja os investimentos em marketing e publicidade.

“As idéias partem da própria administração e a Êxito Design é quem executa”, explica a podóloga. A Sr. Pé investe mensalmente em propaganda, sempre focada em datas comemorativas, como Dia dos Namorados, Dia das Mães, Natal, entre outras datas, e anúncios divulgando apenas os serviços.

“Anúncios de jornal, panfletos, internet e placas são os nossos principais focos atualmente”, revela. Dentre as ações de destaque, a empresária criou uma promoção fixa, válida de 2a a 4a feira, que oferece 20% de desconto para pagamento em espécie. Clientes com cartão fidelidade que chegarem ao sétimo tratamento e aniversariantes do mês são presenteados com meia hora de massagem nos pés. Na internet, a clínica conta com um sistema de avaliações online chamado Say2me, no qual o cliente pode enviar um “feedback” em tempo real dos serviços e atendimentos da rede Sr. Pé. Nas redes sociais, novamente, Flávia aposta na auto suficiência. “Temos nossa página no Facebook e a atualização é feita pela própria empresa. Não temos previsão de terceirizar este serviço”, explica.

Os interesses imediatos de expansão da clínica, segundo Flávia, está voltado apenas para as regiões Norte e Nordeste no momento. “Com a abertura dessas duas filiais estamos investindo recursos na ordem de R$ 700 mil e esperamos um aumento de faturamento em torno de 40%”, projetou a empresária. As novas lojas, entretanto, ainda estão em estudo de viabilidade e não têm o número exato de funcionários e data de inauguração definidas. Quanto ao planejamento local, figura nas metas a ampliação da estrutura física das unidades do Sr. Pé em Recife, a ser concluída até 2015. Mas não para por aí. Flávia planeja, também, abrir uma nova franquia: a Sr. Corpo. “Em setembro teremos uma grande novidade. Com modernas instalações e infra-estrutura diferenciada, vamos inaugurar em Boa Viagem a primeira loja com a marca Sr. Corpo, que terá profissionais especializados e tratamentos exclusivos para o bem-estar do corpo”, conta.

A Sr. Corpo estará sob a coordenação do fisioterapeuta Luiz Tenório, e a abertura do novo espaço contará com um investimento estimado em R$ 100 mil. Prestes a completar 14 anos de atuação no mercado pernambucano, a Sr. Pé vem ganhando corpo e segue a passos firmes e largos com
seus planos de expansão.



Vídeos mais vídeos
Newsletter


Todos os direitos reservados | Revista Pronews