EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


Fliportinho divulga programação oficial

15/08/2012


Evento será em Porto de Galinhas, de 23 a 25 de agosto

Será entre os dias 23 e 25 de agosto a 6ª Festa Literária Infantil de Porto de Galinhas – Fliportinho. Todos os dias, das 16h às 22h, crianças e adolescentes entrarão em um mundo mágico, cheio de aventuras, histórias, oficinas e vivências especiais. A programação da Fliportinho deste ano será também, nos seus três dias dedicados integralmente à literatura, uma grande homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.
O evento começa no dia 23 de agosto, pontualmente às 15h30, com a Carreata Fliportinho saindo da Tenda Asa Branca rumo ao centro da Praça das Piscinas Naturais, seguida da abertura oficial e do Encontro de Sanfoneiros de Ipojuca homenageando Luiz Gonzaga, às 16h30. Neste primeiro dia do evento, destaque para as oficinas de reciclagem na Tenda Baião de Dois, a partir das 16h. Às 19h30, também na tenda Asa Branca, tem bate-papo com autores e lançamentos de livros diversos. Também na Baião de Dois, das 16h às 21h, haverá oficinas com materiais reciclados. Para participar, basta chegar e se inscrever na hora, são 20 vagas em cada uma das cinco oficinas. Às 21h, para fechar o dia, haverá apresentação do Trio Vitamina & CIA - Pop Rock, Regaee e Baladas cantando Gonzagão.
Na sexta-feira, na Asa Branca, a partir das 16h, haverá apresentações teatrais, seguida do lançamento do livro Minhas Historinhas, de Júlia Kristeva, às 19h30. Para quem adora contação de histórias, a dica é ir à Tenda Luar do Sertão e à Baião de Dois a qualquer hora do dia. O destaque do dia fica por conta do Espaço Arte na Rua. Trata-se de um grande bastidor onde as pessoas que participam do evento vão construindo um grande painel com restos de tecido, fios e trapos. “No final da Fliportinho teremos um lindo painel artístico construído por todos, incentivando o espírito colaborativo e a arte”, comenta Rose Jarocki, coordenadora pedagógica da Fliportinho. No final do dia, forró pé-de-serra na Tenda Asa Branca com o Expresso Pau de Arara.
No último dia do evento, 25, além das contações de histórias e oficinas, vale a pena conferir o Livro de Poesias montado com os melhores poemas enviados ao Concurso Literário da Fliportinho. Às 20h, os três primeiros lugares (autor e escola) serão premiados. O dia termina às 21h, com a banda Seu Rodolpho tocando jazz, pop, maracatu, samba rock e coco de roda cantando Gonzagão.
A estrutura da Fliportinho comporta uma Praça de Exposições onde, além de dar visibilidade aos trabalhos realizados durante o Acampamento Literário, Fliportinho nas Bibliotecas e Concuso Literário, haverá uma gama de dados interessantíssima sobre a vida e a obra de Luiz Gonzaga. Três tendas estarão montadas para oficinas, vivências, livrarias, apresentações de teatro, dança, recitais, música e lançamento de livros. A tenda Baião de Dois, em frente a Porto Point, será dividida entre o Espaço Assum Preto, onde haverá oficinas e vivências, e o Espaço Lua, transformado em uma grande livraria. Já a tenda Luar do Sertão, próximo ao Café da Moeda, será para contação de histórias e leitura dirigida.
Outros espaços também fazem parte da Fliportinho, já bem conhecido dos visitantes que participaram das outras cinco edições. Trata-se do Arte na Rua que, ao longo do calçadão, vai trazer atividades artísticas e culturais, com foco na interação com o público. Outro destaque é a Carroça do Encantado que, com a presença de personagens lúdicos vai contar e cantar Luiz Gonzaga, sempre com a presença do Mascote da Fliportinho.
Quem tiver interesse em doar livros, a organização da Fliportinho estará disponibilizando diversos pontos para coleta de livros estarão ao redor nas ruas em que acontecem o evento.  “É um estímulo para que todos participem da formação cidadã de crianças e adolescentes pernambucanos”, finaliza Rose.


Vídeos mais vídeos
Newsletter


Todos os direitos reservados | Revista Pronews