EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


Pauta | Espaços exclusivos, lojas conceito e as novas estratégias de encantamento no PDV

01/10/2012





 
Já se foi o tempo em que o ponto de venda era simplesmente um canal de distribuição de produtos ao cliente. Com o crescimento cada vez maior do e-commece, a integração entre os canais online e off-line é cada vez mais necessária. É no PDV que as promessas da marca são tangibilizadas, onde o produto será disponibilizado para comercialização, e o ato de comprar está relacionado a fatores sensoriais e emocionais. É preciso aguçar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), que devem ser explorados para influenciar e induzir o comportamento do consumidor. O shopper assumiu uma postura muito mais exigente.

O cenário forçou o varejo a buscar alternativas de sedução e aproximação com o público-alvo. Dentre as estratégias utilizadas, destaque para os espaços exclusivos e diferenciados que inúmeros pontos de venda e marcas oferecem. O ambiente preparado para encantar, envolver e seduzir o shopper mescla experiência de marcas e produtos com a sensação de bem-estar e conforto. O espaço vip deixou de ser promocional para se tornar estratégico.

Sem falar das lojas conceito, que são ambientes contemporâneos, onde o consumidor se aproxima do universo das marcas, influenciado por uma atmosfera agradável e convidativa. A compra torna-se motivada pela relação do comprador com a empresa. Mas vale destacar que atendimento especializado nesses espaços é fundamental. E vale destacar que atendimento especializado nesses espaços também é fundamental.

Para proporcionar experiências sensoriais nos consumidores, as lojas conceito investem muito em itens como design, arquitetura, decoração, interatividade e principalmente a diferenciação. Oferece a individualização da experiência de compra. Ao invés das técnicas tradicionais com o simples objetivo de vender, nesse modelo o atendimento oferece conhecimento sobre o produto ou serviço, justificando o porquê de ele ser adquirido pelo cliente.

A Pronews quer saber que estratégias, conceitos e diferenciais podem ser usados para encantar e seduzir, definitivamente, o consumidor no PDV e criar uma relação contínua. Queremos ouvir as marcas que se utilizam desses fatores, os cases, as lojas conceito, eventos no PDV, visualização, decoração no PDV, etc. Podem participar clientes, marcas, profissionais, agências de publicidade, promoção design, arquitetura especializada em PDV, varejo, clientes, marqueteiros entre outros afins.
Queremos saber dos consumidores o que chamou atenção em determinado PDV e como foi essa relação de encantamento, bem como experiências sensoriais, experienciais, etc.
Aguardamos retorno até 03/10. Enviar e-mail para redação@revistapronews.com.br e/ou lucianatorreao@hotmail.com com o assunto #pautaencatamentonopdv
Grande abraço
 
Luciana Torreão
Chefe de redação
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