EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga no Santander Cultural

25/10/2012

 
 
 
Depois de passar pelas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e pelas cidades de Ipatinga, Montes Claros e Pirapora, as três em Minas Gerais, a mostra “Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga” será aberta ao público de Recife no dia 06 de novembro, no Santander Cultural. A montagem de caráter cultural-educativo inclui 15 ambientes com arte contemporânea, ilustrações, vídeos, instalações interativas e roupas e tem como objetivo levar ao público um pouco da riqueza do São Francisco a partir do olhar particular do estilista Ronaldo Fraga. “Um dos pontos mais bacanas é a participação de representantes de diferentes vetores, como a do ator Wagner Moura e da jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, esposa de Moura; e da queridíssima Maria Bethânia, que aceitou meu convite para declamar ‘Águas e Mágoas do Rio São Francisco’, de Drummond”, revela.
 
Uma vez em Recife, a novidade fica por conta da participação do artista Leo Santana, responsável pela criação do espaço “São Francisco e as Carrancas” com peças desenvolvidas junto à comunidade da Bomba do Hemetério. A pesquisa feita pelo artista permeia vários tempos dos carranqueiros do Velho Chico e inclui nomes como Afranio (século XIX), Guarany, Domingos Lopes e, posteriormente, Ana das Carrancas. “A instalação das carrancas em papel e cola vai ao encontro da concepção inicial do projeto, que é a de integrar novos ambientes a cada cidade, com novos formatos de acordo com a estrutura e a cultura locais. Agora será a primeira vez que a mostra será verticalizada, com a evolução de um rio fluindo de baixo para cima”, brinca o estilista.
 
A chegada da exposição à capital pernambucana é também uma resposta às solicitações vindas de diversos pontos da região Nordeste. “Estamos muito felizes com a abertura da exposição em Recife, que não deixa de ser uma forma de aproximar a leitura que tenho do São Francisco de todos os estados nordestinos que demonstraram interesse pelo conteúdo da mostra”, conta. O Coordenador das unidades de cultura do Santander, Carlos Trevi, acrescenta que a mostra aposta na valorização da cultura regional e na reflexão sobre as questões que envolvem o meio ambiente deste que é um dos mais ricos ecossistemas do Brasil e que tem importância fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco. “Ficamos muito satisfeitos em realizar esta parceria com a Fiat, patrocinadora da iniciativa, e o Ronaldo Fraga”, conclui.
 
Outras informações
Ronaldo Fraga - www.ronaldofraga.com.br/


Vídeos mais vídeos
Newsletter


Todos os direitos reservados | Revista Pronews