EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


Espírito Land Rover

25/01/2013



Com a meta de ampliar sua presença no Brasil em 2013, a Land Rover, montadora britânica de veículos de luxo, inicia o ano com uma plataforma de comunicação inédita para divulgar um dos seus modelos mais vendidos, o Freelander 2 Diesel, e propagar o espírito da marca entre os seus seguidores. Criada pela agência Wunderman, a campanha que estreia nesta semana contempla uma robusta estratégia digital – incluindo aplicativo para o Facebook e webfilms –, anúncios para mídia impressa, spots de rádio, além de eventos em algumas concessionárias. Em Pernambuco, a revendedora exclusiva Land Rover, Rota Premium, em Boa Viagem, está intrigando as pessoas que passam à noite em frente ao showroom e veem os carros acendendo os faróis sozinhos, como que se estivessem passando uma mensagem codificada.

A plataforma de comunicação traz o conceito “O espírito Land Rover em todos os detalhes”. Para materializá-lo em diferentes ações deflagradas durante a campanha, a agência uniu criatividade e tecnologia para desenvolver um personagem – a entidade espiritual da marca –, que controla modelos Freelanders 2 localizados em concessionárias espalhadas pelo país.     

Na primeira etapa, por vários dias, o “espírito Land Rover” vai se manifestar à noite nas concessionárias emitindo mensagens em Código Morse, por meio dos faróis dos carros. Em paralelo, diferentes conteúdos – webfilms, manuais de Código Morse, aplicativo, entre outros –, publicados nos canais da Land Rover e nas redes sociais, e veiculados em spots de rádio, vão estimular as pessoas a decifrar as mensagens e interagir com a marca. No total, os Land Rover Lovers devem descobrir dez enigmas relacionados com os atributos do Freelander 2.
     
“O Freelander 2, assim como os demais veículos da linha Land Rover, tem como característica a desenvoltura necessária para enfrentar os ambientes inóspitos das grandes metrópoles da mesma forma que encara os terrenos mais difíceis, como areia, lama e pedras. A aventura com sofisticação é o legítimo espírito Land Rover", explica Flavio Padovan, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe.

“Para essa ação, a Wunderman desenvolveu uma tecnologia especial para que ninguém precisasse ficar dentro do carro emitindo os sinais em Código Morse”, conta Paulo Sanna, VP de Criação da agência. Esta ação consiste basicamente na instalação de uma placa no interior do carro (com circuito eletrônico e programada com as mensagens), que permite que a luz pisque nos horários e nos dias certos.

Na segunda etapa da campanha, com a revelação das mensagens, começam a ser veiculados anúncios impressos que reforçam a assinatura “Freelander 2 Diesel. O espírito Land Rover em todos os detalhes”. Também será disponibilizado no Facebook um aplicativo que traduz para o Código Morse frases postadas pelos usuários – as mensagens cifradas, convertidas em vídeo com os automóveis piscando os faróis, poderão ser compartilhadas na rede de contatos.

Para completar, no dia 21 de janeiro, os Freelanders 2 localizados nas concessionárias vão se manifestar pela última vez, emitindo mensagens em Código Morse com uma oferta especial sobre o Freelander 2. 

A criação da campanha é de Paulo Sanna, Adriano Abdalla, Bruno Mendonça, Diego Ferrite e Luis Paulo Andrade, sob direção de criação de Paulo Sanna.


Vídeos mais vídeos
Newsletter


Todos os direitos reservados | Revista Pronews