EDIÇÃO Nº 171 - ANO XV | JULHO / 2014


pauta - comunicadores fomentam mercado editorial

18/04/2013


PARTICIPE!

De acordo com a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2011, atualmente o mercado editorial brasileiro está produzindo mais, alcançando uma margem em média de 4,8 bilhões de reais e de 438 milhões de exemplares comercializados em 2011 e, aproximadamente, 8,23 bilhões em 2012, o que representa um incremento de 14,5% em relação ano passado. Um dos fatores que tem contribuído para este bom saldo do segmento é o fato do mercado editorial caminha de mãos dadas com o marketing. E neste imenso mar de possibilidades está o profissional de comunicação, que vem se inserido novamente neste setor nomes de destaque e grandes sucessos para o futuro. Apesar de parecer nova, esta relação é bastante antiga, afinal, destacaram-se neste universo grandes nomes como Machado de Assis, Mário Quintana, Nelson Rodrigues, Fernando Sabino, Paulo Francis e Carlos Heitor Cony no jornalismo.

Ainda hoje as editoras brasileiras apostam no potencial destes profissionais da escrita para alcançarem o público e estabelecerem novos recordes de vendas. E nesta leva estão novos destaques que já são bem conhecidos pelo público: Jerry Della Femina da Della Femina de Nova Iorque, o estrategista de marketing Bob Gilbreath (autor de Marketing com Valor Agregado), o publicitário carioca Zeca Martins (publicitário e responsável por vários livros sobre criação publicitária), Carlos Augusto Costa na publicidade, além de vários jornalisras do naipe de Caco Barcellos da Tv Globo, Eliane Brum, escritora e colunista da revista Época  e Heródoto Barbeiro, âncora do Jornal da Record News. E este movimento também está alcançando outras categorias profissionais dentro do nosso mercado, levando a nós da Revista Pronews  (http://www.revistapronews.com.br/) - uma publicação mensal do Nordeste, com foco voltado à comunicação, marketing e negócios , que é distribuída em toda região, em São Paulo e no Rio – querer saber porque nossos profissionais de comunicação (jornalistas, designers, publicitários, entre outros) estão apostando neste universo. O amor à escrita está se rendendo? O que é este mercado literário para os comunicadores? Quais os trabalho e profissionais deste meio lhe influenciaram? O que representa a literatura para você? É possível agregar uma carreira a outra? Como foi a entrada neste novo universo? E quais as estratégias foram ou estão sendo desenvolvidas para poder se inserir neste novo mercado? O futuro será de conciliar os seus dois lados da moeda: vida de escritor com a atividade profissional de comunicação? E de que forma, uma ajuda a outra?

Queremos saber sua opinião, e também colaboração na indicação de fontes para esta matéria? Sugira! Participe! Opiniões e sugestões de entrevistados serão bem vindas até o dia 22 de março (sexta-feira)!

Favor, enviar e-mail com o assunto MERCADO EDITORIAL para o revistapronews@gmail.com e ivelise.pronews@gmail.com

-- 
Ivelise Buarque – Repórter/ DRT-PE 2.467
(81) 3426-6144/ (81) 9194-0814
======================
Revista ProNews - Comunicação e Marketing
Av. Governador Agamenon Magalhães, 3341, Sl. 205/206
Empresarial Tacaruna     Bairro: Torreão
CEP: 50.070-160            Recife - PE
Tel: (81) 3426.6144
E-mail: redacao@revistapronews.com.br
Site: www.revistapronews.com.br
Twitter: www.twitter.com/revistapronews


Vídeos mais vídeos
Newsletter


Todos os direitos reservados | Revista Pronews