O futuro é agora na comunicação - por Renata Gusmão da Blackninja

Artigo • 05 de Fevereiro de 2019

O futuro está cada vez mais perto. Os tempos parecem ter encurtado diante da velocidade das transformações no mundo. Em uma simbiose acelerada, sociedade e o ambiente digital vão dando corpo a uma nova estrutura de comportamento social. Os relacionamentos pessoais recebem a interferência, positiva ou negativa, do meio digital. No campo profissional não é diferente. Empresas mais jovens talvez já tenham nascido com esse espírito inquietador, mas as consolidadas só ganham força quando somam a expertise de anos de atuação com a capacidade de lidar com as mudanças.

Desde quando começamos, em 2005, sabíamos que não queríamos ser uma agência de publicidade com um modelo fechado e estabelecido. Sempre entendemos que o segmento de comunicação vive, naturalmente, em mudanças constantes, e se fechar a elas é contar os dias para o desaparecimento. Por isso, sempre fomos movidos pela sede de conhecimento. Bebendo também da fonte em nosso escritório em Miami, nos tornamos uma aceleradora no mercado publicitário no Nordeste. E um desses saltos está amparado no ambiente digital. Não como um elemento adicional, mas como um repertório que permeia todos os projetos que desenvolvemos. Mas isso não significa dizer que a publicidade a que estamos acostumados tenha perdido a validade. Em absoluto. Um bom trabalho de comunicação precisa ser planejado com um mix entre os meios de comunicação de massa, que atingem em volume numa capacidade sem igual, e os meios digitais, com seu poder de captação de dados e de dialogar com o consumidor.

O que vem acontecendo é a necessidade de entender esse novo momento da comunicação e da sociedade, que demandam o aperfeiçoamento de todos os profissionais dessa indústria. A busca pela assertividade, capacidade de diálogo, monitoramento de relacionamento, uso de dados. Nas minhas conversações costumo elencar oito orientações que considero um norte para esse novo modelo: 1. seja project friendly, 2. tenha capacidade de trabalhar com outros parceiros, 3. seja especializado, 4. centre em dados, 5. tenha agilidade e simplicidade, 6. estabeleça uma relação de confiança e transparência com o cliente, 7. invista em criatividade, 8. partilhe a tomada de decisões. Mas lembremos sempre: o maior mandamento deve ser sempre olhar o agora para chegar ao futuro.

Renata Gusmão é publicitária formada pela UFPE, com formação em Gestão de Ambientes Criativos pela Berlin School of Creative Leadership e diretora da Blackninja.

Foto - Chico Barros

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