Ford Caminhões cria superprodução animada em homenagem aos caminhoneiros

Campanha • 17 de Setembro de 2018

A Ford Caminhões criou um vídeo especial de animação para homenagear os caminhoneiros, que promete encantar também quem não é do ramo. A superprodução usa técnicas refinadas de roteiro e imagens para mostrar a importância do caminhoneiro na vida das pessoas, de um jeito humano e emocionante.

Intitulada “Engrenagens”, a animação com 3 minutos de duração usa vários efeitos visuais e faz parte da nova estratégia de comunicação da Ford Caminhões, com foco nos valores institucionais da marca. Ela foi criada pela GTB e produzida pelo premiado Zombie Studio especialmente para as mídias sociais, que são cada vez mais usadas pelos caminhoneiros na sua rotina de viagens.

Em meio às engrenagens de um motor, os personagens da história recebem encomendas muito especiais em diferentes fases da vida. A aliança de casamento para os noivos, a luz na escuridão para a menina poder estudar, a chuteira para o menino que sonha ser jogador de futebol, o aparelho de som que faz o casal idoso reviver a juventude ou o tablet que permite ao pai se conectar com a filha. No final, se descobre que tudo isso está sendo transportado dentro de um caminhão e surge a mensagem: “Mais que cargas. Levamos histórias”.

“Essa animação é uma homenagem da Ford ao caminhoneiro e uma forma de destacar a importância do seu trabalho, lembrando que ele entrega muito mais que mercadorias: ele carrega o progresso, os sonhos e o futuro de todas as pessoas”, diz Oswaldo Ramos, diretor de Vendas, Marketing e Serviços da Ford Caminhões.

Segundo ele, as campanhas do setor normalmente são focadas nas características e equipamentos dos veículos e a Ford buscou inovar, mostrando que para a marca o protagonista é o caminhoneiro. “É preciso valorizar a profissão, incentivar o orgulho de ser caminhoneiro e lembrar como o seu trabalho afeta a vida de todo o país, até mesmo em pequenas situações diárias”, completa.

Criação
Segundo Vico Benevides, diretor executivo de criação da GTB Brasil, o filme é um grande agradecimento por tudo que os caminhoneiros fazem pelas pessoas e tem potencial para emocionar todo mundo pela história e estética. “A linguagem é nova para o segmento de caminhões, que costuma fazer conteúdos mais técnicos e frios. Com a animação conseguimos abordar os motoristas de forma lúdica, quente e emocional, e os personagens convivem com o mundo mecânico com harmonia”, complementa.

Paulo Garcia, cofundador e Chief Creative do Zombie Studio, conta que essa animação foi um dos desafios técnicos e narrativos mais difíceis já assumidos pela produtora. “Harmonizar histórias totalmente emocionais e transformar as engrenagens do motor de um caminhão em um mundo de imaginação foi uma tarefa que exigiu muito talento e carinho. Foram quatro meses de trabalho com uma equipe de 60 pessoas dedicadas, muita pesquisa e vontade de transformar esse roteiro numa história linda de se ver.”


Ficha Técnica
Título: Engrenagens
Agência: GTB Brasil
Cliente: Ford Motor Company
Produto: Ford Caminhões
Direção Executiva De Criação: Vico Benevides
Direção de Criação: Rodrigo Strozenberg e Daniel Leitão
Redator: Thiago Lins
Diretor de Arte: Fernando Lyra
Atendimento: Rodolfo Luz, Fernanda Santos, Robson Miguel, Simone Bastos
Atendimento CRM: Paula Peres, Michele Merlucci, Rafaela Corner
Planejamento: Dorian Dack, Fernando Takey Juliana Barbosa
Mídia: Rafael Amorim, Leandro Fonseca, Rafael Vizoná,
Projetos: Patricia Silvestre, André Tanoue
Social Media Content: Eliza Bianchezi
Monitoramento: Raphael Ramos, Raphaela Rebouças, Wellington Souza
Social CRM: Erika Morais, Juliana Xavier, Tiago Viera
Aprovação cliente: Oswaldo Ramos, Guilherme Teles, Mayara Algaba, Simone Barbosa
RTVC: Luana Aghata, Bruna Amorim
Produtora: Zombie Studio
Diretor: Paulo Garcia
Diretor de Fotografia: Regis Fernandez
Produção Executiva: Natália Gouvêa
Atendimento: Fabricio Takahashi
Produtora de Som: A9 Audio
Produção: Equipe A9
Atendimento: Guta Lima e Renata Schincariol

Deixe seu comentário