Ações de Live Marketing reinventam empresas no mercado criativo

Artigo • 29 de Novembro de 2018

Segundo Mariana Gusmão, especialista na área de Live Marketing, o digital está dominando o mundo mas não supera o marketing off-line

Os avanços das mídias digitais como ferramentas de aproximação entre marcas e públicos-alvo são incontestáveis, mas, em tempos de conectividade full-time, as empresas que proporcionam uma extensão ao universo virtual promovendo experiências reais tendem a fidelizar suas relações com maior assertividade. As chamadas estratégias de Live Marketing adotadas por agências criativas funcionam como um convite a vivências de maior conexão, porém off-lines, entre as pessoas, ou seja, trocas de ideias olho no olho, disseminação de conteúdos e experimentações palpáveis. A possibilidade de alcançar sensitivamente os produtos, e até mesmo os conceitos que não necessariamente têm ligação direta com o que se busca vender, conquista os consumidores, humaniza as marcas e gera resultados.

Mariana Gusmão, CEO Live Marketing, defende que além da conversão imediata em vendas o marketing off-line alcança retornos intangíveis: “O Live Marketing é o contato real do consumidor com a marca, é o fazer na hora, sem opção de ajustes ou repetições, é o sentir, tocar, cheirar, é a experiência como foco principal. Esse tipo de estratégia utilizada pelas empresas gera um maior engajamento e envolvimento do consumidor. O resultado vem de forma rápida, e se bem feita, a ação traz ótimos resultados financeiros e institucionais”.

O aplicativo de mobilidade 99 Pop tem investido de forma expressiva em atividades de Live Marketing. Em um domingo, por exemplo, a empresa reuniu os 100 motoristas mais bem avaliados pelos passageiros do App e seus familiares no Acampamento Cia do Lazer, em Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, onde puderam vivenciar todos os atrativos do “Dia da Família 99 Pop”. Na programação, os associados aproveitaram o dia inteiro com seus parentes no espaço que ofereceu passeios de canoa, pula-pula, banhos de piscina, jogos de futebol, vôlei, pescaria, espaço kids e baby, entre outros momentos de descontração.

Para Mariana Gusmão, quem idealizou todo o conceito e aplicabilidade da ação, a ideia foi proporcionar um dia especial para os motoristas e suas famílias, com o objetivo ser um evento motivacional. “A intenção do Dia da Família 99 Pop é levar, de forma lúdica, um pouco do universo de trabalho desses motoristas para as suas famílias, já que eles passam mais tempo rodando em seus carros do que com os seus parentes. O propósito é fazer com que os motoristas se sintam homenageados e reconhecidos pela empresa, além de reforçar a missão, a visão e os valores da 99 Pop. Projetos como este trazem para a empresa a fidelização dos motoristas, a humanização da marca e consequentemente fazem com que eles priorizem a utilização do aplicativo 99” explica a CEO Live Marketing.

A NET também é case de sucesso em ações de marketing off-line. Sempre em busca de uma interatividade mais próxima com o público apreciador de experiências culturais, mais precisamente do cinema, séries e programas de televisão, a operadora realizou o evento “NET Cine Fun” nos jardins do restaurante Barchef Mercado Gourmet, em Casa Forte, na Zona Norte do Recife, em uma ação beneficente de Live Marketing. As sessões ao ar livre reuniram títulos de filmes pernambucanos, a exemplo do “O Mundo é uma Cabeça”, “Baile Perfumado”, “Cinemas, Aspirinas e Urubus”, “Árido Movie” e “Deserto Feliz”. A ação atraiu um público de, em média, 2.500 pessoas. Os ingressos, que tiveram caráter social, custaram o valor único de R$ 5,00 e todo o montante arrecadado foi revertido para a ONG Ação Solidária no Sertão, que beneficiou centenas de crianças de Manari, município que registra altos índices de miséria.

Além de ajudar com a compra de ingressos, o público, potenciais clientes da NET, também contribuiu levando roupas, águas e alimentos não perecíveis para doação no local. Mariana Gusmão comenta que ações como essa fazem com que o consumidor simpatize com a marca: “Além do interesse em comercializar pacotes promocionais de seus produtos, promovendo projetos como esse a empresa mostra que está preocupada em contribuir com a diminuição das desigualdades sociais. Isso gera resultados intangíveis para a marca, pois ela passa a se posicionar como a geradora de conteúdo pertinente para o desenvolvimento da sociedade em geral. Hoje em dia o varejo não pode ter apenas uma posição de consumo de produtos ou serviços por si só. Grandes marcas do cenário mundial começam a perceber a sua importância como um gatilho para evolução da sociedade.”

O Live Marketing tem sido visto como uma estratégia de grande engajamento pelas agências de comunicação, já que o envolvimento faz com que o público apoie a causa levantada pela marca de forma leve e quase que imperceptível. Para alcançar o sucesso na promoção de atividades off-lines é preciso ter estratégia para encontrar as pessoas ideais, mostrar a linha conceitual da marca, atrair o público para adesão às causas propostas e fidelizar os clientes. Dessa forma, as empresas inovadores têm conquistado cada vez mais espaço nas vidas de seus públicos-alvo, agregando conteúdo, posicionamentos sociais e interatividade ao que antes parecia ser apenas uma marca estática.

Deixe seu comentário