Entrevista com Marcelo Pitanga do Sistema Verdes Mares

Entrevistas • 09 de Julho de 2018

Começamos hoje uma série de entrevistas rápidas com executivos de veículos de comunicação que se destacam em nosso mercado há muitos anos por seu profissionalismo e carisma. Esta é uma forma simples de homenagear aqueles que, apesar de o grande público não conhecer, prestam um ótimo e essencial serviço e são figuras populares entre os profissionais que integram o mercado publicitário nordestino.

E para começarmos com o pé direito esta nova coluna de bate papo, conversamos com Marcelo Pitanga das rádios Recife FM, FM 93 e Verdinha AM (Fortaleza), do Sistema Verdes Mares/ Edson Queiroz, um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Marcelão, como é chamado por amigos próximos, do alto de seus 1,92m de pura simpatia e

jeito simples e humilde de tratar a todos, conquistou seu merecido espaço depois de vir do varejo, uma área completamente diferente da publicitária. A frente da rádio Recife FM, líder de audiência na região metropolitana, exerceu algumas funções nesses quase 25 anos de empresa até chegar, com méritos, a coordenador das rádios do grupo em Recife e Fortaleza.


Como foi seu início de carreira no mercado publicitário?

Iniciei minha carreira como Executivo de Atendimento na Rede Transamérica FM onde trabalhei por aproximadamente três anos, uma grande escola. Vim do Varejo, anteriormente trabalhava nas Casas Pernambucanas (Grupo Lundgren) onde atuei por nove anos, também uma grande escola, na época as casas Pernambucanas era uma rede com mais de 1.000 lojas.


São muitos anos no grupo Edson Queiroz. Como foi seu início na Rádio Recife?

Estamos orgulhosamente caminhando para 25 anos no Sistema Verdes Mares / Grupo Edson Queiroz. Iniciamos nossa trajetória na nossa querida Recife FM onde atuamos até o momento. Iniciamos como Executivo de Atendimento, estamos há 22 anos como Gerente Comercial, onde nesse período durante aproximadamente sete anos ficamos também respondendo pela Coordenação da Sucursal Recife do Sistema Verdes Mares e em seguida assumimos a gestão da nossa querida Recife FM como um todo, em outubro de 2017 recebemos o convite do Dr. Edson Queiroz Neto – Superintendente do Sistema Verdes Mares para assumir a Coordenação das Rádios do SVM desafio que aceitamos com muito prazer e orgulho.

Quais as diferenças que vc observa em relação ao rádio de anos atrás e o que se faz hoje?

O Rádio continua jovem, dinâmico, competitivo e mágico. Temos que ter a humildade e reconhecer que parte dos problemas que enfrentamos pode ser efetivamente pelas mudanças de cenários em relação ao meio, surgimento de novas opções de mídia, crescimento do universo on line, etc, por outro lado, parte dos nossos problemas também podem ser reflexo de uma boa ou má gestão. É preciso estar atento as tendências de mercado e se adaptar a elas com agilidade. Nosso entendimento é que o Rádio se adaptou muito bem ao universo on line e vejo a internet como uma grande aliada.


Como as mídias digitais vêm afetando o rádio, positiva ou negativamente?

Em relação as mídias digitais não temos como fugir dessa realidade. Mas vejo o Rádio como muito bem resolvido em relação a essa questão. O Rádio se adaptou muito rapidamente a esse cenário e a grande maioria das emissoras vem explorando muito bem as ações nas redes sociais, tendo isso até como uma forma de se fortalecerem. Quando me perguntam se o Rádio vai acabar? Digo que o Rádio ainda vai anunciar o fim do mundo.

Deixe seu comentário