JCDecaux lança o primeiro sistema de métricas internacional para aeroportos

Notícia • 28 de Fevereiro de 2019

A JCDecaux, líder mundial em out of home e publicidade em aeroportos, anuncia o lançamento da AAM (Airport Audience Measurement), o primeiro sistema de métricas internacional para aereportos.
Com o objetivo de fornecer aos anunciantes e agências um sistema de métricas padrão para todo o mundo, a metodologia inédita e inovadora foi desenvolvida em colaboração com a Veltys, empresa especializada em análise, processamento e modelagem de dados complexos. Além de incluir os principais padrões e regras de medição de audiência para OOH, o sistema também leva em consideração as características específicas dos aeroportos em termos de frequência de contato e de alcance de audiência, para fornecer um alto nível de granularidade e precisão nos resultados obtidos.
Entre os aspectos analisados estão: o perímetro internacional, número de passageiros por terminal e por dia, o perfil de passageiro, o impacto do tempo de espera na frequência da campanha e as informações sobre como os passageiros se movimentam no aeroporto.
Esta medição de audiência internacional para aeroportos fortalecerá a abordagem científica para inserção de publicidade em terminais em todo o mundo, enriquecendo as ferramentas de planejamento de dados e relatórios de clientes, além de apresentar o ambiente aeroportuário a novas marcas.
A concepção e o desenvolvimento da AAM exigiram quase 18 meses de trabalho do Departamento de Dados da JCDecaux, em parceria com a JCDecaux Airport, a JCDecaux OneWorld e a Veltys. A AAM conta com várias fontes de dados externos (NPD Travel Retail, estudos específicos, dados de plataformas aeroportuárias, entre outros) e internos (sensores, IoT) e é construída com base em algoritmos que calculam os principais indicadores da medição de audiência, em particular a quantidade de passageiros únicos, alcance, frequência da mensagem publicitária e o número total de impressões.
Desenvolvida em modo piloto para o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e para o Aeroporto Changi, em Singapura, em abril, a medição de audiências internacional em aeroportos será progressivamente lançada nos principais hubs aeroportuários operados pela JCDecaux e irá alimentar a plataforma programática VIOOH.
O novo sistema de métricas deve chegar no Brasil em abril, sendo implementado, a princípio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. “A expectativa ao trazer esse sistema de métricas inédito para o país é a de poder mostrar aos anunciantes a relevância do out of home no ambiente aeroportuário. Além disso, a conquista demonstra a importância do mercado brasileiro não só para a JCDecaux, mas também para o segmento como um todo, provando seu potencial de crescimento no país”, conta Ana Célia Biondi, diretora geral da JCDecaux no Brasil.
Apenas as redes de aeroportos compostas por pelo menos 3 ativos de publicidade serão medidas e somente redes digitais serão incluídas nesta fase inicial do programa. Com a implementação deste novo padrão internacional de medição de aeroportos, a JCDecaux Airport, presente em 215 aeroportos em 5 continentes, segue seu objetivo de desenvolver soluções eficazes, impactantes e qualificadas para out of home ao redor do mundo.
“Estamos orgulhosos em ter produzido a primeira medição de audiência internacional para aeroportos. Ela fornecerá aos nossos parceiros de publicidade, agências e autoridades aeroportuárias indicadores de medição precisos e adaptados para mercados globais e regionais” comenta Jean-Charles Decaux, co-CEO da JCDecaux. “Impulsionada por um tráfego de mais de 4 bilhões de passageiros, a publicidade nos aeroportos só tende crescer. Esta metodologia inédita permitirá demonstrar de forma ainda mais específica a eficácia da JCDecaux no ambiente aeroportuário em todo o mundo”, completa.
Sobre a JCDecaux
A JCDecaux surgiu em 1964 na França e hoje é líder mundial em out-of-home, reconhecida por sua expertise nos principais setores de atividade do segmento: mobiliário urbano, aeroportos, transportes, grandes formatos, shoppings e bicicletas. Presente em 80 países, em 4.033 cidades, a empresa impacta mais de 410 milhões de pessoas diariamente em todo o mundo, oferecendo soluções segmentadas e integradas de comunicação com o público, com ampla variedade de produtos. Há 20 anos em operação no Brasil, a JCDecaux se tornou parte integrante dos espaços urbanos do país e consolidou a liderança no setor com uma operação nacional, atuando em 15 estados nos mais importantes segmentos de OOH: mobiliário urbano, aeroportos, metrô e grandes formatos.

Deixe seu comentário