Campanha MostraTuaPele chama a atenção para prevenção ao câncer melanoma

Campanha • 10 de Maio de 2018


Diante da necessidade de disseminar informações sobre o câncer melanoma, para que as pessoas tenham mais atenção aos sinais que podem ser alertas de que algo está errado, a biofarmacêutica Bristol-Myers Squibb lança a campanha #MostraTuaPele, com a parceria na co-criação e engajamento nas plataformas digitais dos Institutos Lado a Lado Pela Vida, Melanoma Brasil, Oncoguia e Vencer o Câncer.

Maio é considerado o mês de conscientização sobre o câncer melanoma e a campanha #MostraTuaPele chega para alertar as pessoas da importância do acompanhamento médico regular e de ficar atento aos sinais que aparecem na pele.  “Por meio de ações de marketing e comunicação nas plataformas digitais, a campanha busca contribuir para a conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer melanoma, um tumor agressivo que pode levar à morte”, conta Paola Andrade, Gerente de Public Affairs da BMS.

Ao longo do mês, os institutos parceiros postarão conteúdos com imagens e vídeos sobre o tema em suas fanpages nas redes sociais, assim como influenciadores digitais serão comunicados por meio de uma carta direcionada, um infográfico informativo do baixo conhecimento da população sobre os riscos e a prevenção, acompanhados de uma camiseta com a hashtag #MostraTuaPele.

Retratos de diferentes partes do corpo como costas, mãos, pés e pescoço, servirão para ilustrar as peças da campanha no Facebook e mostrar que o melanoma pode afetar várias partes e diferentes tons de pele, embora seja importante frisar que as pessoas mais claras são mais vulneráveis a desenvolver a doença.

A campanha, criada pela unidade de PR & Influence da Ogilvy, iniciou “dentro de casa”, com mensagens relativas ao melanoma espalhadas por toda sede da biofarmacêutica em São Paulo e uma seção de fotografia para captar as imagens de diferentes partes do corpo. “Como a Bristol-Myers Squibb é uma empresa que se importa em manter um quadro de colaboradores bem diversificado, com várias ascendências étnicas, propusemos aos próprios funcionários abraçarem a causa e eles imediatamente toparam, posando para as fotos dessa ação”, explica Maurício Fogaça, diretor de planejamento de PR & Influence da Ogilvy.

Informar é preciso

Para verificar se a percepção acerca do baixo conhecimento da população era real, o Instituto Datafolha fez um levantamento nacional para entender o que os brasileiros sabem e o que querem saber sobre o melanoma. Da extensa população que desconhece esse tipo de câncer de pele, 69% afirmaram sentir necessidade de obter mais informações a respeito do assunto. Nas camadas de maior escolaridade e poder aquisitivo, o percentual foi ainda maior, de 76%. “Esses motivos foram levados em conta ao propormos uma campanha estritamente digital, visto que a Internet é um local democrático por natureza, e no qual as mensagens podem ser facilmente compartilhadas e disseminadas”, explica Fogaça.

O levantamento, que ouviu 2077 pessoas em todo Brasil em abril deste ano, apontou ainda que apenas 11% da população já falou com um médico sobre câncer melanoma.

Agência: Ogilvy (unidade de PR & Influence)

Título: Mostra Tua Pele

Produto: Mês de Conscientização do Melanoma

Cliente: Bristol-Myers Squibb

Diretor de Planejamento e Criação de PR & Influence: Maurício Fogaça

Diretor de Atendimento: Luis Joly

Planejamento: Michelle Borborema

Direção de Arte: Raphael Gumieri

Redatores: Felipe Moraes, Silvia Braido

Atendimento: Felipe Moraes, Catarina Marrão, Patrícia Lázaro, Paula Nunes

Aprovação Cliente: Fernando Iazzeta

Ficha Técnica

Agência: Ogilvy (unidade de PR & Influence)

Título: Mostra Tua Pele

Produto: Mês de Conscientização do Melanoma

Cliente: Bristol-Myers Squibb

Diretor de Planejamento e Criação de PR & Influence: Maurício Fogaça

Diretor de Atendimento: Luis Joly

Planejamento: Michelle Borborema

Direção de Arte: Raphael Gumieri

Redatores: Felipe Moraes, Silvia Braido

Atendimento: Felipe Moraes, Catarina Marrão, Patrícia Lázaro, Paula Nunes

Aprovação Cliente: Fernando Iazzeta

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