Eleições 2018 - Vai ou não vai? Por Alexandre Oliveira
Artigo • 26 de Junho de 2018
Nas próximas eleições, se quem está lendo é filiado a algum
partido político e cumpre todos os requisitos da Lei Eleitoral Brasileira
exige, poderá se candidatar aos cargos disputados no pleito de outubro de
2018: presidente, governador, deputado federal e estadual.
Antes de tomar essa decisão importante, é preciso saber que para ser
político é preciso ter vocação em servir. E quem faz política de
forma séria, terá um rendimento que lhe posicionará em uma família de
classe média, para quem não tiver outra atividade, claro.
Quem quer viver em um padrão maior de gastos e de consumo, deverá
trabalhar e empreender, gerando riqueza com seus negócios.
O Brasil está se transformando para melhor, se depurando e a tendência
é que nossas representações melhorem a cada eleição. Com a imprensa livre, a
democracia e as instituições funcionando plenamente. A ferida da corrupção
ficará a cada dia mais exposta, o que é muito bom para todos nós. Ela
cicatrizará aos poucos, aprimorando cada vez mais as condutas dos homens
públicos que nós elegemos.
O conceito / slogan mais utilizado esse ano será o da renovação, mas
tem políticos que não poderão utilizar esta abordagem, principalmente aqueles
que têm um grande tempo no exercício do mandato, ou estão se
posicionado na situação nos governos estadual e federal. É bom examinar
também detalhadamente da biografia de quem está postulando se
candidatar. Diria mais, é importantíssimo!
Voltando aos postulantes é necessário além da vocação, alguns
pré-requisitos que darão sustentação à sua campanha sejam cumpridos, como:
- ter apoio incondicional da sua família, amigos, da sua base de
atuação ou sustentação, sejam elas empresarial, sindical, política ou de algum
setor ou segmento da sociedade organizada.
Com esta fase vencida, é fundamental que a sua campanha seja
profissionalizada nos diversos setores de organização,
como: marketing, comunicação e
pesquisa; política; jurídica, contabilidade,
administrativo-financeiro, infraestrutura e militância. O planejamento de
uma campanha tem os mesmos elementos e variáveis de formatação de plano
empresarial, se pudermos traçar um paralelo comparativo.
Em vez de eleitores no plano eleitoral, poderemos chamar de clientes
na esfera empresarial. E o planejamento de produtos e serviços trabalha com
percepção, valores e qualificações tangíveis e intangíveis. Mas um elemento de
avaliação é igual para a mercadologia e marqueteiros:
as variáveis estatísticas para a formulação da pesquisa de mercado. E não
iremos ficar falando sobre isso, senão ficaremos escrevendo dez laudas.
Vamos resumir aqui.
Antes de iniciar o período eleitoral, formule um projeto para sua
campanha com sua assessoria, com uma estratégia que modifique para melhor, os
segmentos que forem destacados em sua plataforma de campanha.
Faça pesquisas de mercado, sejam elas: qualitativas, quantitativas ou
de profundidade. A realização delas é importante para aprimorar a sua
plataforma eleitoral e o seu discurso, bem como podem lapidar as suas peças
publicitárias de comunicação.
Se depois de todas estas palavras você ainda está convicto em se candidatar, persevere e insista!
Alexandre Luiz Oliveira
Publicitário e consultor
alexandre.oliveira@marcozeroag.com.br
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